4 óleos essenciais para saúde da mulher
Outros , Saúde da mulher

4 óleos essenciais para saúde da mulher

publicado em por Ana Paula Fistarol

Compartilhe:

A aromaterapia tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.  Os óleos essenciais são substâncias vegetais voláteis e extremamente concentradas extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Penetram em nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, são absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo, promovendo bem-estar físico, emocional e mental. A ação deles variam de acordo com a planta utilizada.

Confira a seguir quatro óleos essenciais com propriedades terapêuticas benéficas para as mulheres, utilizados no tratamento de irregularidades menstruais, cólicas, tpm, infertilidade e sintomas da menopausa:

Gerânio

Considerado o óleo da mulher, media a regulação dos hormônios sexuais, alivia a tensão pré-menstrual e é utilizado no tratamento de amenorreia (ausência de menstruações pelo menos por 3 ciclos menstruais consecutivos), sintomas da menopausa e infertilidade. Precauções: pode causar dermatites em pele sensível. Não utilizar na gravidez e nos casos de tumor malígno de útero, ovários e mamas.

Sálvia esclaréia

Tônico uterino, estimula as glândulas sexuais e adrenais, alivia a tensão pré-menstrual, regula o fluxo menstrual, estimula o trabalho de parto e alivia os sintomas da menopausa. Precauções: não utilizar em conjunto com a ingestão de bebida alcóolica. Não dirigir após o uso. Não utilizar com medicamentos que contém ferro. Não utilizar na gravidez e na lactação.

Ylang-ylang

Sedativo com potencial antiespasmódico, é excelente para aliviar cólicas uterinas. Afrodisíaco, melhora a circulação das glândulas reprodutoras, sendo utilizado no tratamento de frigidez. Precauções: o uso excessivo pode causar dor de cabeça e náuseas.

Funcho

Media a regulação do hormônio estrógeno. Alivia tpm, cólicas menstruais e regulariza o fluxo menstrual. É utilizado na menopausa para estimular a produção de estrógeno. Precauções: não utilizar em crianças menores de 6 anos, em pessoas com epilepsia e gestantes. Mulheres com endometriose devem evitar o uso. Não utilizar junto com paracetamol.

 

Sugestões de uso seguro: inalação e uso tópico

 

Leia também