O primeiro contato de muitas pessoas com o termo alimentação Ayurvédica vem recheado de dúvidas. Ao escutar pela primeira vez muitos me perguntam:
– Ayur quê?
– Ah, é comida indiana com aqueles temperos diferentes né?!
– Precisa praticar yoga e ser espiritualizada para comer desse jeito?
– Esse tipo de alimentação é caro?
– Consigo achar os ingredientes no mercado perto de casa?
Devido a um monte de dúvidas e algumas confusões com o termo, eu decidi escrever esse texto para explicar com calma. Alimentação Ayurvédica é um modo de raciocínio sobre o que, quando e como comemos ao longo do ano. Segue uma lógica baseada nos textos milenares dos antigos sábios Indianos, mas que se aplica perfeitamente aos dias de hoje.
O termo Ayurveda, vem do sânscrito e significa: ciência da vida – Ayur (vida) e Veda (ciência). A alimentação do ponto de vista do Ayurveda é única e exclusiva para cada pessoa, pois leva em consideração várias características individuais como: idade, constituição física, características do metabolismo, estado do fogo digestivo e quais os alimentos aquela pessoa está acostumada a comer.
Além disso, as características do ambiente onde a pessoa vive também são levados em consideração. Seguindo o raciocínio do Ayurveda, a mesma pessoa deveria comer alimentos diferentes em estações diferentes, pois as mudanças nas características climáticas como temperatura e umidade tem diversos efeitos no corpo. Nesse contexto, o alimento pode e deve ser usado como um aliado para equilibrar o efeito dessas influencias no organismo.
Um exemplo prático seria, comer alimentos mais quentinhos e cozidos com especiarias picantes durante um inverno frio e seco e comer comida mais fresca, crua e refrescante nos verões quentes e úmidos. A forma como o alimento é preparado também é levada em consideração, diferentes modos de preparo vão agir de maneiras diferentes no corpo, representando um fator importante no conforto e harmonia de quem come.
Desta forma se alimentar de maneira Ayurvédica, é um exercício constante de pensar o alimento como fonte de equilíbrio para o corpo e para mente, tendo em vista sempre as características da pessoa que vai comer o alimento e o ambiente a sua volta, ambos sempre em transformação.
Alimentação ayurvédica é algo que pode ser aplicado em todos os lugares do mundo com os ingredientes tradicionais daquela região. Aqui no Brasil, nós aplicamos os conhecimentos do Ayurveda no arroz com feijão do dia-a-dia. Nossa terra, abençoada com uma variedade incrível de alimentos e especiarias nos fornece ferramentas incríveis para pensar em uma alimentação que seja ao mesmo tempo, extremamente saborosa, diversificada e que promova equilíbrio em nosso corpo, mente e espírito.