O que é ginecologia natural?
Saúde da mulher

O que é ginecologia natural?

publicado em por Ana Paula Fistarol

Compartilhe:

Há quem pense que ginecologia natural é trocar remédios por plantas. Duas palavras amigas da GN são autoconhecimento e autonomia.

O conhecimento da mulher do seu corpo, seu ciclo, sua natureza, suas emoções. Ao longo do ciclo menstrual vivenciamos diferentes fases fisiológicas como também psicológicas. Quando não compreendemos isso, corremos o grande risco de nos considerar loucas, bipolares e nos culpabilizar por não estar todos os dias percebendo a vida da mesma forma. O autoconhecimento que a ginecologia natural tanto preconiza é isso: se perceber, perceber suas fases, como é seu organismo, como é sua menstruação, seus padrões emocionais, etc.

Já a autonomia vem com uma palavra associada: responsabilidade. A ginecologia natural acredita que a mulher é capaz de se responsabilizar por sua saúde ao invés de jogá-la encima do profissional. Traduzindo: a mulher está disposta a promover o cuidado de si através de alimentação saudável, um sono de qualidade, praticar atividade física, acolher suas emoções, se respeitar e conhecer seu corpo. E isso não quer dizer que ela não precise de auxilio profissional para diferentes questões, ok?

Mas e onde entram as plantas? A fitoterapia, aromaterapia, homeopatia e florais entram na ginecologia natural como um processo coadjuvante ao trabalho do autoconhecimento e da autonomia. Pois não adianta todo mês somente tomar um chá de uma planta analgésica quando estiver com cólica, se a mulher não escuta o que esta cólica está querendo ensinar.

Ao longo desses 10 anos acompanhando diferentes mulheres, observei que o sintoma traz consigo um aprendizado. E não precisa ser algo místico, inconsciente ou sutil. Pode ser o corpo falando que uma alimentação com doces e carnes não está te fazendo bem, por exemplo. Pode ser que esteja falando que você está trabalhando acima da sua capacidade e estressando seu organismo. Como pode ser também você precisa cuidar mais das suas emoções. Entendem? Para mim, isso é ginecologia natural. É compreender a mulher como um ser integro, cíclico, que pode vivenciar o ciclo menstrual e toda sua natureza como um grande aliado no seu autoconhecimento.

Leia também