Ayurveda para o inverno
Ayurveda

Ayurveda para o inverno

publicado em por Pedro Ratton

Compartilhe:

No Ayurveda, as mudanças das estações (Ritucharya) são épocas chave, as quais devemos estar atentos. Durante esses períodos de transição, as características do clima mudam bastante, e essas mudanças, afetam o funcionamento do nosso organismo de uma maneira singular. A boa notícia é que existem várias maneiras práticas de contrabalancear essas influências para manter o equilíbrio no dia-a-dia.

Com a chegada do inverno, observamos como características marcantes a queda na temperatura e as alterações na umidade: o clima mais seco no início da estação e o aumento progressivo na umidade com a aproximação da primavera.

Desta forma, o início do inverno tende a agravar o dosha Vata que também possui como características o frio e a secura e mais para o final da estação, tende a agravar o Kapha, frio e úmido.

 

Dicas alimentares:

Fazer uma alimentação mais cozida, quentinha e untuosa, evitando o excesso de alimentos frios, crus e secos. Nesse início da estação, com menor umidade, utilizar mais óleos de boa qualidade nos pratos, comer mais folhas refogadas no lugar de cruas e também utilizar ervas e especiarias levemente picantes como: gengibre, açafrão, pimentas suaves, cravo, noz-moscada, anis, semente de mostarda, páprica e canela.

É incrível como a própria natureza já nos fornece alimentos ideais como abacates, abóboras, batata doce, cenouras, inhame, e frutas ácidas.

Durante esse período mais frio seco, o ideal é aumentar o consumo dos sabores: Doce, ácido e salgado e evitar o excesso de: amargo e adstringente. O sabor picante deve ser utilizado com parcimônia, pois em excesso, pode aumentar a secura.

Conforme caminhamos para a primavera onde observamos um aumento na umidade, porém o frio ainda não se dissipou, continuamos com uma alimentação quente e cozida porem vamos reduzindo gradualmente o teor de óleo e abrindo espaço para uma comida um pouco mais seca com a inclusão de farofas, torradas etc. Nesse período podemos também aumentar a dose das pimentas na comida.

O uso de chás também ajuda bastante a manter o corpo aquecido e o fogo digestivo com um bom funcionamento. Os chás mais indicados são: Gengibre, erva-doce, hortelã, manjericão, capim-limão, alecrim, canela e cardamomo.

 

Hidratação/oleação  corporal (abhyanga):

No período de maior secura é muito importante manter o corpo hidratado portanto, utilize os óleos vegetais para fazer uma auto-massagem diária em todo o corpo, caso você esteja com o tempo mais curto faça uma oleação nos pés. Nesse período eu gosto muito de utilizar o óleo de gergelim, pois ele é mais quente e viscoso. Mas caso você prefira, também pode utilizar o óleo de coco ou semente de uva, que são mais leves e refrescantes.

Horários de dormir e acordar:

Nessa época do ano, o sol se põe mais cedo e se levanta mais tarde, portanto acompanhando seu movimento natural, o ideal é dormimos mais cedo entre 21:00 22:00 e nos levantarmos um pouco antes do sol nascer por volta das 06:00.

Atividades físicas:

Sua prática de yoga e demais atividades físicas pode adotar características mais pacificadoras de Vata com posturas que promovam maior aquecimento, elasticidade e lubrificação corporal no período mais seco e, maior vigor e movimento nos períodos mais úmidos com dias mais chuvosos e escuros.

O inverno é também um período de recolhimento e acolhimento, ideal para cuidarmos de nossa a saúde física e mental, nos cercando de amor e calor ao longo dos dias.

*Caso você necessite de recomendações individuais, procure um terapeuta Ayurveda.

Leia também